Instituição Espírita Joanna de Ângelis
IEJA

Obras Básicas

As cinco obras básicas que compõem a Codificação Espírita foram o fruto do trabalho de ALLAN KARDEC, pseudônimo do Prof. Hyppolyte Léon Denizard Rivail, sob inspiração e coordenação de uma falange de Espíritos Superiores a serviço do Senhor Jesus.

 

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

1857
Contém os princípios da Doutrina Espírita sobre a natureza dos Espíritos, suas manifestações e suas relações com os homens; as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade. É, a um só tempo, uma introdução às demais obras e um resumo delas, que constituem, cada uma, um desdobramento de cada um dos aspectos principais que aborda.

O LIVRO DOS MÉDIUNS

1861
Contém o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os obstáculos com que se pode deparar na prática do Espiritismo.

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

1864
Contém a explicação das máximas morais do Senhor Jesus, sua concordância com o Espiritismo e sua aplicação às diversas situações da vida.

O CÉU E O INFERNO

1865
Contém o exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, as penas e recompensas futuras, os anjos e os demônios, as penas eternas, etc.; seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte.

A GÊNESE, OS MILAGRES E AS PREDIÇÕES SEGUNDO O ESPIRITISMO

1868
Contém um exame das teorias sobre o surgimento e a evolução física da Terra, assim como uma análise de passagens das escrituras que versam sobre o assunto.

Como pode ser visto acima, as obras foram publicadas ao longo de 11 anos. Sua primeira leitura, portanto, deve ser feita na sequência em que foram escritas, uma vez que em cada uma há o pressuposto que o leitor já sabe o que foi ensinado na anterior. Uma vez, entretanto, estando o leitor familiarizado com a Doutrina, tal cautela deixa de ser necessária, fazendo com que as cinco obras passem a ser em conjunto fonte de consulta a ser acessada sempre que alguma dúvida se lhe assome à razão.

 

2015 | IEJA - Instituição Espírita Joanna de Ângelis